quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Mistérios do Xadrez - O Turco

Um dos maiores mistérios do xadrez surgiu com o aparecimento da primeira "máquina de xadrez", nos finais do Sec.XVIII, esta máquina era conhecida como "O Turco", tendo sido inventada por um Engenheiro Húngaro em 1769, e sendo capaz de vencer até os melhores jogadores daquela altura.


O móvel onde se encontrava inserido O Turco era indispensável para a actuação, pois era onde supostamente se encontrava inserido toda a maquinaria que fazia mover o boneco e onde se encontrava o "cérebro" da máquina de xadrez.
A sua primeira partida foi disputada em 1770, em Viena, tendo aparecido em várias ocasiões nos 84 anos seguintes, tendo até defrontado e derrotado Napoleão Bonaparte numa partida de 24 lances onde Napoleão tenta surpreender o grande Turco com o fantástico mate pastor, podendo esta ser vista no seguinte endereço:

http://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1250610

Mas o segredo deste grande jogador era que O Turco não se tratava propriamente de uma autêntica máquina de xadrez, como supostamente se intitulava, mas sim de um jogador que se encontrava escondido no móvel, onde se encontrava o "cérebro" da máquina, e que controlava um braço do boneco que fazia as jogadas no tabuleiro do móvel.



Mas apenas muitos anos depois esta fraude foi descoberta.

Pensa-se que muitos jogadores famosos desta época chegaram a operar este aparelho, entre eles Allgaire, Schlumberger e Jacques François Mouret, primo de Philidor.

Em 1837, com a morte do seu dirigente e do operador Schlumberger pela febre amarela, O Turco foi finalmente derrotado, tendo acabado os seus dias num museu em Philadelphia, onde foi destruído por um incêndio.

Apesar de não ter sido uma "autêntica máquina do xadrez", O Turco pode ser considerado como o avô de todas as máquinas e programas actuais de xadrez, encontrando-se entre elas o famoso Deep Blue, que surgiu com o avanço da tecnologia.

7 comentários:

  1. eu li o livro " A máquina de xadrez". Recomendo!

    ResponderExcluir
  2. Num documentario que assisti no History channel, disseram que 'o turco' foi destruido por um incendio.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Falso, essa tese de haver um jogador que se encontrava escondido no móvel ja foi descartada há muito tempo. Não havia homem, o Turco já foi refeito, e até hoje apenas um homem descobriu o seu segredo, mas não conta pra ninguém.

    ResponderExcluir