domingo, 8 de fevereiro de 2009

Regras do Xadrez II - Os peões



O peão é a peça mais fraca no Xadrez, das 16 peças que cada jogador possui no inicio do jogo oito são peões e colocam-se na segunda e sétima fila, tal como é demonstrado na imagem acima.



As regras sobre o movimento do peão são as seguintes:



Movimento - O peão movimenta-se uma ou duas casas para a frente quando está na sua posição de partida, após sair da posição de partida pode mover-se apenas uma casa em frente, mas apenas se essa casa não estiver ocupada por uma das suas peças ou por uma da do adversário. O peão é a única peça que nunca se movimenta para trás.



Captura - O peão captura em diagonal mas apenas uma casa.



Imagem exemplificativa das possibilidades de movimento do peão (a negro) e das possibilidades de captura ( representadas em X).

Promoção- Quando um peão ultrapassa o exército inimigo e atinge o extremo oposto do tabuleiro é obrigatoriamente transformado em outra peça, pode-se optar por trocá-lo por uma Dama, uma Torre, um Cavalo ou um Bispo ( normalmente escolhe-se a Dama por ser a peça mais valiosa, um jogador pode possuir um máximo de 9 Damas, a que se possui inicialmente e as que se pode hipotéticamente escolher ao chegar com 8 peões á outra extremidade do tabuleiro, sendo no entanto isto muito raro).

Excepção-Existe apenas uma excepção ás regras acima descritas denonimada de Captura en passant (na passagem).
Dica-Normalmente, quem está a iniciar-se no jogo tem uma tendência exagerada em movimentar todos ou quase todos os peões nas primeiras jogadas da partida, isto deve ser evitado porque os peões são fracos e não podem mover-se para trás, assim sendo é mais prudente avançar apenas os peões centrais de modo a deixar as restantes peças sairem e por outro lado para tentar controlar o centro do tabuleiro com as nossas próprias peças e desse modo controlar tambem o jogo.

10 comentários:

  1. posso usar o peão para capturar o rei e por assim dar xeque mate ?
    me envia uma resposta no email. castro-rafa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Posso comer a peça do adversário utilizando o peao logo no seu primeiro movimento?

    ResponderExcluir
  3. Posso comer a peça do adversário utilizando o peao logo no seu primeiro movimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for o primeiro movimento do jogo, não é possível, porque não há nenhuma peça inimiga posicionada na diagonal de nenhum peão.
      Mas se for o primeiro movimento daquele peão apenas, quando há alguma peça na diagonal à frente dele, pode sim. Em seu primeiro movimento, o peão poderá avançar uma casa ou duas casas, ou ainda, tomar uma peça inimiga que esteja posicionada na diagonal à direita ou à esquerda.
      Veja por exemplo, na figura acima, o peão posicionado na casa d2.
      Tal peão poderá ser movido para uma das duas casas à sua frente, na mesma coluna d (casas marcadas com ponto preto) ou tomar uma peça hipotética inimiga localizada ou na casa c3 ou na casa e3. Veja a figura.

      Excluir
  4. Meu peão chegou no final do tabuleiro adversário, porém ele ainda não havia comido nenhuma peça minha... Como devemos proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há necessidade de ter perdido peças para poder promover um peão. O peão promovido deve ser trocado por peça de outro jogo e em sua falta, por qualquer objeto ou até mesmo um pedaço de papel com a inicial da peça escolhida. Veja que está escrito no texto a possibilidade de ter até 8 damas (a sua dama inicial mais oito peões promovidos).

      Excluir
  5. Não é possível escolher na promoção outro Rei.

    ResponderExcluir
  6. O rei pode trocar de lugar com um peão?

    ResponderExcluir