domingo, 8 de fevereiro de 2009

Regras do Xadrez II - Os peões

O peão é a peça mais fraca no Xadrez, das 16 peças que cada jogador possui no inicio do jogo oito são peões e colocam-se na segunda e sétima fila, tal como é demonstrado na imagem acima.

As regras sobre o movimento do peão são as seguintes:

Movimento - O peão movimenta-se uma ou duas casas para a frente quando está na sua posição de partida, após sair da posição de partida pode mover-se apenas uma casa em frente, mas apenas se essa casa não estiver ocupada por uma das suas peças ou por uma da do adversário. O peão é a única peça que nunca se movimenta para trás.

Captura - O peão captura em diagonal mas apenas uma casa.

Imagem exemplificativa das possibilidades de movimento do peão (a negro) e das possibilidades de captura ( representadas em X).

Promoção- Quando um peão ultrapassa o exército inimigo e atinge o extremo oposto do tabuleiro é obrigatoriamente transformado em outra peça, pode-se optar por trocá-lo por uma Dama, uma Torre, um Cavalo ou um Bispo ( normalmente escolhe-se a Dama por ser a peça mais valiosa, um jogador pode possuir um máximo de 9 Damas, a que se possui inicialmente e as que se pode hipotéticamente escolher ao chegar com 8 peões á outra extremidade do tabuleiro, sendo no entanto isto muito raro).

Excepção-Existe apenas uma excepção ás regras acima descritas denonimada de Captura en passant (na passagem).
Dica-Normalmente, quem está a iniciar-se no jogo tem uma tendência exagerada em movimentar todos ou quase todos os peões nas primeiras jogadas da partida, isto deve ser evitado porque os peões são fracos e não podem mover-se para trás, assim sendo é mais prudente avançar apenas os peões centrais de modo a deixar as restantes peças sairem e por outro lado para tentar controlar o centro do tabuleiro com as nossas próprias peças e desse modo controlar tambem o jogo.

7 comentários:

  1. posso usar o peão para capturar o rei e por assim dar xeque mate ?
    me envia uma resposta no email. castro-rafa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. O Rei nunca pode ser capturado: http://jogarxadrez.blogspot.com/search/label/Xeque-Mate

    ResponderExcluir
  3. Posso comer a peça do adversário utilizando o peao logo no seu primeiro movimento?

    ResponderExcluir
  4. Posso comer a peça do adversário utilizando o peao logo no seu primeiro movimento?

    ResponderExcluir
  5. Meu peão chegou no final do tabuleiro adversário, porém ele ainda não havia comido nenhuma peça minha... Como devemos proceder?