quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Regras do Xadrez VIII - O Rei (Xeque, Xeque-mate e afogado)

Tal como foi referido anteriormente, a partida de Xadrez termina com o Xeque-Mate ao Rei adversário. O Rei não chega a ser capturado e removido do tabuleiro nunca, mas quando é atacado ( colocado em Xeque) e ameaçado de captura, deve sair do xeque na jogada seguinte. ( se esta regra não for respeitada, o jogador terá de voltar atrás e efectuar nova jogada, contabiliza-se uma jogada ilegal).

Se não houver maneira de sair do xeque, a posição é de "xeque-mate", e o jogador que levou o xeque-mate perde o jogo.

Se estiveres em xeque, há três maneiras de jogar:
  1. Capturar a peça que ataca
  2. Colocar uma das tuas peças entre a peça que está a atacar o Rei e o teu Rei (a menos que a peça ofensiva seja um cavalo).
  3. Mover o Rei para uma casa onde não esteja a ser atacado.
Se o jogador que estiver em xeque não puder realizar nenhuma das operações acima referidas, ele está em xeque-mate e o jogo acabou.´

Ambos os Reis têm de manter uma casa de distância entre si de modo a que não se coloquem ambos em xeque.



Afogado-Se um jogador não estiver em xeque, mas não puder fazer nenhuma jogada permitida ( nem com o Rei, nem com as restantes peças que tiver), a posição é de "afogado" e o jogo é empate.


Exemplos de Xeque-Mate:

O Rei negro está em Xeque-Mate.

O Rei negro está em Xeque-Mate.

O Rei branco está em Xeque-mate.

Exemplos de Xeque:

O Rei negro está atacado pela torre, mas pode fugir.

O Rei branco está a ser atacado pelo cavalo, mas pode fugir, desde que não vá para uma das casas controladas pela Dama.


Exemplo de afogado

Nesta posição são as Brancas a jogar e não têm nenhuma jogada legal para fazerem, visto não poderem mover nem o seu peão nem o Rei.

10 comentários:

  1. o quadro 6 é xeque-mate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é não, pois o rei branco não está em xeque, tem que estar em xeque primeiro, pra poder depois dar o xeque-mate

      Excluir
    2. Se Chama Afogado Por Que o Rei Não Tem Para Onde Se Mover, Então Cada Movimento é uma Jogada Impossivel ! e quem fizer a 3º Jogada Impossivel Perde !

      Excluir
  2. No quadro 6 se a dama estivesse em B2 o rei poderia captura-la?

    ResponderExcluir
  3. quais são as regras do rei??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o rei só anda 1 quadrado de frente de costa
      e diagonal

      Excluir
    2. o rei só anda 1 quadrado de frente de costa
      e diagonal

      Excluir
  4. Não entendi muito porque pelo jeito o rei pode se mover mas fica em xeque-mate!

    ResponderExcluir