Tal como foi referido anteriormente, a partida de Xadrez termina com o Xeque-Mate ao Rei adversário. O Rei não chega a ser capturado e removido do tabuleiro nunca, mas quando é atacado ( colocado em Xeque) e ameaçado de captura, deve sair do xeque na jogada seguinte. ( se esta regra não for respeitada, o jogador terá de voltar atrás e efectuar nova jogada, contabiliza-se uma jogada ilegal).
Se não houver maneira de sair do xeque, a posição é de "xeque-mate", e o jogador que levou o xeque-mate perde o jogo.
Se estiveres em xeque, há três maneiras de jogar:
- Capturar a peça que ataca
- Colocar uma das tuas peças entre a peça que está a atacar o Rei e o teu Rei (a menos que a peça ofensiva seja um cavalo).
- Mover o Rei para uma casa onde não esteja a ser atacado.
Ambos os Reis têm de manter uma casa de distância entre si de modo a que não se coloquem ambos em xeque.
Afogado-Se um jogador não estiver em xeque, mas não puder fazer nenhuma jogada permitida ( nem com o Rei, nem com as restantes peças que tiver), a posição é de "afogado" e o jogo é empate.
Exemplos de Xeque-Mate:
O Rei negro está em Xeque-Mate.

O Rei negro está em Xeque-Mate.

O Rei branco está em Xeque-mate.
Exemplos de Xeque:

O Rei negro está atacado pela torre, mas pode fugir.
O Rei branco está a ser atacado pelo cavalo, mas pode fugir, desde que não vá para uma das casas controladas pela Dama.
Exemplo de afogado

Nesta posição são as Brancas a jogar e não têm nenhuma jogada legal para fazerem, visto não poderem mover nem o seu peão nem o Rei.
o quadro 6 é xeque-mate
ResponderExcluiré não, pois o rei branco não está em xeque, tem que estar em xeque primeiro, pra poder depois dar o xeque-mate
ExcluirSe Chama Afogado Por Que o Rei Não Tem Para Onde Se Mover, Então Cada Movimento é uma Jogada Impossivel ! e quem fizer a 3º Jogada Impossivel Perde !
ExcluirNo quadro 6 se a dama estivesse em B2 o rei poderia captura-la?
ResponderExcluirSim, poderia.
ExcluirMentira não poderia
ExcluirPorque não poderia
Porque não poderia
quais são as regras do rei??
ResponderExcluiro rei só anda 1 quadrado de frente de costa
Excluire diagonal
o rei só anda 1 quadrado de frente de costa
Excluire diagonal
Não entendi muito porque pelo jeito o rei pode se mover mas fica em xeque-mate!
ResponderExcluirO que é jogada ilegal?????
ResponderExcluirDúvida: é possível o rei comer seu próprio peão para livrar-se de um cheque mate?
ResponderExcluir3 formas de como sair de uma xeque mate
ResponderExcluirSó é dada a Vitória em caso de cheque mate? Quando o rei fica sozinho quantas jogadas tem que dar para ser empate?
ResponderExcluir