segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Regras do Xadrez III - Os Bispos

Os Bispos, na posição inicial das peças, encontram-se colocados ao lado do Rei e da Dama, possuindo cada jogador 2 Bispos no inicio de cada partida, um colocado em casa branca e outro em casa preta.

Movimento - Os Bispos movimentam-se apenas nas diagonais, como demostrado na imagem seguinte:

O movimento desta peça exclusivamente nas diagonais, confere-lhe uma caracteristica interessante, que é o facto de se movimentar sempre por casas da mesma cor. Assim, o Bispo que começa em casa branca irá mover-se apenas nas diagonais brancas, o Bispo que começa em casa preta irá também mover-se apenas nas diagonais dessa mesma cor (preta).

Captura - O Bispo pode capturar as peças adversárias que se encontram no seu caminho, ou seja, nas diagonais por si dominadas.

Como se pode então ver na imagem anterior, o Bispo pode-se mover ao longo das suas duas diagonais, podendo neste caso capturar a Dama adversária.

Dica - O par de Bispos é muito valorizado, sendo considerado superior ao par de Cavalos. Mas um Bispo apenas, é geralmente semelhante a um Cavalo (será melhor entendido mais a frente quando se estudar o movimento do Cavalo), visto que este ultimo pode chegar a todas as casas do tabuleiro e o Bispo apenas consegue cobrir as casas da sua cor. O bispo alcança todo o seu esplendor em posições onde não tem peças ou peões a limitar-lhe os movimentos.

6 comentários:

  1. Quero saber uma coisa o bispo branco pode comer o bispo preto? é que meu amigo ele disse que nem o bispo nem a torre podem comer um ao outro queria saber se é verdade. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode comer qualquer peça do comer qualquer peça

      Excluir
    2. pode comer qualquer peça do comer qualquer peça

      Excluir
  2. O Bispo pode capturar as peças adversárias que se encontram no seu caminho, ou seja, nas diagonais por si dominadas.

    ResponderExcluir
  3. Sempre quando eu capturo o Bispo do adversario em troca do meu cavalo ele sempre arruma um jeito de atacar o meu Bispo com o Cavalo dele pra eu perder a força do par de Bispos... Geralmente em fins de jogos, estou eu com os dois irmaos cobrindo as diagonais... Enquanto o adversario com 1 bispo e 1 cavalo ( que na minha opiniao, Cavalo com Bispo nos finais de jogos sao uma Merd*)

    ResponderExcluir
  4. Sempre quando eu capturo o Bispo do adversario em troca do meu cavalo ele sempre arruma um jeito de atacar o meu Bispo com o Cavalo dele pra eu perder a força do par de Bispos... Geralmente em fins de jogos, estou eu com os dois irmaos cobrindo as diagonais... Enquanto o adversario com 1 bispo e 1 cavalo ( que na minha opiniao, Cavalo com Bispo nos finais de jogos sao uma Merd*)