terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Regras do Xadrez IV - As Torres

As Torres, na posição inicial das peças, encontram-se colocadas nos cantos do tabuleiro (como se pode verificar na imagem abaixo apresentada), possuindo cada jogador duas torres no inicio de cada partida.

Movimento - A torre movimenta-se em linha recta, ou seja, ao longo das linhas e colunas, como demonstra a seguinte imagem:




Torre apenas se pode mover caso as linhas e/ou colunas por onde esta se movimenta se encontrem desocupadas, se isto nao se verificar a sua mobilidade fica então comprometida. Como se pode ver na imagem seguinte, a Torre encontra-se rodeada por peças da sua cor, vendo assim a sua mobilidade reduzida apenas a 5 casas em vez das 14 que apresenta caso as linhas e colunas se encontrem desocupadas.

Captura - A Torre, tal como o Bispo já anteriormente explicado, pode então capturar as peças adversárias que se encontam no seu caminho, ou seja, neste caso nas linhas e colunas por si dominadas.


Como podemos ver na imagem acima apresentada, a Torre pode então capturar o Bispo adversário, não podenso no entanto jogar para além deste.
.

Dica - As Torres apresentam funções tácticas de dominar colunas abertas (sem peões) onde o seu movimento pode ser bem aproveitado, não sendo por isso estas peças muito jogadas na fase inicial do jogo, mas sim na fase de meio-jogo e final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário