sexta-feira, 17 de julho de 2009

Jogar melhor Xadrez

Todos os praticantes da modalidade, independentemente da sua força de jogo, idade ou experiência têm uma ambição em comum: Melhorar!

Num Jogo tão rico, onde há sempre tanto para descobrir, existem três caracteristicas essenciais para se atingir a Mestria: Gosto pelo jogo, capacidade de trabalho e Perseverança

Gosto pelo jogo: É essencial o encanto pelo jogo, gostar de ganhar não é suficiente, é necessário amar toda a arte que envolve o jogo, a beleza das combinações, a simplicidade dos finais (quando estudados), e toda a arte da defesa, etc.

Capacidade de trabalho: Quem ambicione atingir um nivél satisfatório, tem de se dedicar ao estudo do jogo, é um processo a longo prazo que tem de ser estruturado. Dedicar algum tempo ao Xadrez, nem que sejam 20 minutos por dia, todos os dias é imprescindivél.

Perseverança: Quando os resultados não aparecem, o conhecimento do jogo parece não crescer, desistir não é solução! O Xadrez tem de ser encarado como um projecto a longo prazo onde as metas serão progressivamente superadas desde que haja vontade e a sabedoria de enfrentar as derrotas com a cabeça erguida e as vitórias com traquilidade.

Mude a sua vida... A vida é melhor quando vivida aos quadrados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário