sexta-feira, 24 de julho de 2009

Estratégia Militar vs Estratégia no Xadrez

Sun Tzu viveu no Século IV A.C, sendo um respeitado General na China que NUNCA perdeu uma batalha.
A memória deste grande estratega militar continua viva até aos dias de hoje devido á sua obra: "A arte da guerra". Este livro é o mais popular livro de estratégia da actualidade sendo estudado em todo o mundo por empresários, de forma a prepararem-se melhor para o mundo dos negócios.
Os seus ensinamentos são tambem úteis para o Xadrez devido á profundidade e abrangência das suas ideias.

Eis algumas expressões de Sun Tzu (comentadas) que toda a gente deve conhecer:


"um comandante militar deve atacar onde o inimigo está desprevenido e deve utilizar caminhos que, para o inimigo, são inesperados..." - Princípio da Surpresa.

"Se você descobrir o ponto fraco do oponente, você tem que afetá-lo com rapidez. Capture, inicialmente, aquilo que for muito valioso para o inimigo. Não deixe que seja revelado a hora do seu ataque." - Princípio das Vunerabilidades.

"A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante." (No Xadrez é importante defender quando estamos em posição inferior e atacar quando temos vantagem, atacar em posição inferior é suicidio)

"Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada..." (Os ataques têm de ser planeados, é necessário que exista harmonia entre as peças, atacar sem ter as peças todas activas é precipitado).

"Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas." (Conhecermos os nossos pontos fortes e fracos é o mais importante no Xadrez, daí a análise das prórias partidas ser tão importante, por outro lado, é sempre bom analisar préviamente partidas do nosso próprio oponente, para escolhermos os melhores caminhos para o ludibriar)

"Mantenha-os sob tensão e canse-os." (Todas as jogadas devm melhorar a nossa posição, a pressão tem de ser constante)

"Aquele que é prudente e espera por um inimigo imprudente será vitorioso."

2 comentários:

  1. Grande Carlos!

    Gostei mto do Seu blog!

    muito instrutivo e interativo!

    ééé, possuímos um blog:

    www.blogsdexadrez.blogspot.com

    Faça sua solicitação no email:
    blogsdexadrez@hotmail.com

    Para fazermos comentários do Seu blog nele..

    Creio que será uma sensação em nosso país!

    Forte abraço e, mais uma vez, PArabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Obrigada pelos parabéns e por visitar meus blogs, fico feliz!

    Gostei de seu espaço por aqui tbm! Irei visitá-lo quando puder e deixar comentários! :)

    Ah, vejo que as expressões de Sn Tzu estão praticamente exatas. Ainda tenho que lembrá-las mais vezes durante meus jogos!

    ResponderExcluir