quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Regras do Xadrez XII-A anotação

Para que seja possivel a todos os leitores acompanharem as análises de partidas que iremos fazer, passo a explicar como é realizada a anotação no xadrez.

O sistema usado actualmente é o de anotação Algébrica, este sistema numera as oito Filas de 1 a 8 e as oito Colunas de A a H, a anotação é realizada sempre sob o ponto de vista da Brancas


Para anotar uma partida, cada jogador regista o seu lance e o do adversário, sendo ambas as folhas de anotação iguais.

Para anotar o lance:


A - Lance normal:
1º - Anota-se com letra maiúscula, a inicial da Peça que foi movida;
2º - Em seguida, com letra minúscula, a casa para onde a peça moveu.

Importante: A casa é identificada escrevendo-se primeiro, com letra minúscula, a Coluna correspondente da casa; a seguir o número correspondente da Fila a que pertence a casa de destino da peça.


B - Lance de Captura:
1º - Anota-se a inicial da Peça que moveu;
2º - Anota-se a seguir, um X que é o sinal de captura de peça;
3º - Anota-se finalmente, a casa da Peça Capturada;

Obs.: 1-Não é necessário anotar o nome da peça capturada, basta identificar corretamente, a casa onde estava a peça capturada.
2-Quando a peça movida for Peão, não é necessário escrever a inicial da Peça. Assim, todas as vezes que um lance for anotado sem a inicial maiúscula, já se sabe que foi um lance de Peão.


C - Lance de Promoção: 1º - Anota-se normalmente, o movimento do Peão até a última Fila por avanço simples na Coluna, ou por captura de peça na Diagonal. Após o lance anotado, regista-se um sinal de igualdade e a inicial maiúscula da nova peça por promoção. Ex.: c8=D ou cxd8=T No primeiro caso, o Peão que estava em c7 avançou para c8 e foi promovido a Dama; no segundo caso, o Peão que estava em c7, capturou uma peça (Cavalo p. ex.) em d8 e foi promovido a Torre. Em ambos os casos, vale recordar, a promoção é de livre escolha do jogador que promoveu a peça.


Exemplo:

Brancas, Negras
1 - e4, e5
2 - Cf3, Cc6

Sinais Convencionais: Existem diversos sinais utilizados durante as partidas ou em anotações de partidas, com o objetivo de apontar determinado aspecto específico do lance ou de uma série de lances. Vejamos os mais usados:


Captura x
Xeque +
Xeque Mate ++
Lance Bom !
Lance Muito Bom !!
Lance mau ?Lance Muito mau ??
Roque Pequeno 0-0
Roque Grande 0-0-0
"en passant" e.p
Proposta de Empate (=)

Atenção: É muito comum entre principiantes, não querer anotar partidas jogadas por achar que perde a concentração do jogo (geralmente, em torneios entre não federados).

JAMAIS SE PERMITA ESTE ERRO!


A acomodação desta tarefa, impede o jogador de mais tarde, analisar a partida jogada e corrigir os erros cometidos. Depois, se o seu desejo é tornar-se um bom jogador, siga o exemplo dos melhores.

ANOTE SUA PARTIDA

Ocorre ainda, que o hábito de anotar os lances, favorece o desenvolvimento da concentração. Por isto, a anotação da partida, deve sempre ser estimulada.





Um comentário: