segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Regras do Xadrez III - Os Bispos

Os Bispos, na posição inicial das peças, encontram-se colocados ao lado do Rei e da Dama, possuindo cada jogador 2 Bispos no inicio de cada partida, um colocado em casa branca e outro em casa preta.


Movimento - Os Bispos movimentam-se apenas nas diagonais, como demostrado na imagem seguinte:

O movimento desta peça exclusivamente nas diagonais, confere-lhe uma caracteristica interessante, que é o facto de se movimentar sempre por casas da mesma cor. Assim, o Bispo que começa em casa branca irá mover-se apenas nas diagonais brancas, o Bispo que começa em casa preta irá também mover-se apenas nas diagonais dessa mesma cor (preta).


Captura - O Bispo pode capturar as peças adversárias que se encontram no seu caminho, ou seja, nas diagonais por si dominadas.

Como se pode então ver na imagem anterior, o Bispo pode-se mover ao longo das suas duas diagonais, podendo neste caso capturar a Dama adversária.


Dica - O par de Bispos é muito valorizado, sendo considerado superior ao par de Cavalos. Mas um Bispo apenas, é geralmente semelhante a um Cavalo (será melhor entendido mais a frente quando se estudar o movimento do Cavalo), visto que este ultimo pode chegar a todas as casas do tabuleiro e o Bispo apenas consegue cobrir as casas da sua cor. O bispo alcança todo o seu esplendor em posições onde não tem peças ou peões a limitar-lhe os movimentos.

7 comentários:

  1. Quero saber uma coisa o bispo branco pode comer o bispo preto? é que meu amigo ele disse que nem o bispo nem a torre podem comer um ao outro queria saber se é verdade. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode comer qualquer peça do comer qualquer peça

      Excluir
    2. pode comer qualquer peça do comer qualquer peça

      Excluir
    3. Cada bispo só pode se movimentar na diagonal, em casas da mesma cor de sua casa inicial. Assim, um bispo que esteja em sua posição inicial em uma casa de cor branca, jamais irá tomar um bispo adversário que em sua posição inicial está na casa preta. Jamais irão estar na mesma diagonal. Já com torres, isto não ocorre, porque são peças que podem estar tanto em casas brancas quanto em casas pretas.

      Excluir
  2. O Bispo pode capturar as peças adversárias que se encontram no seu caminho, ou seja, nas diagonais por si dominadas.

    ResponderExcluir
  3. Sempre quando eu capturo o Bispo do adversario em troca do meu cavalo ele sempre arruma um jeito de atacar o meu Bispo com o Cavalo dele pra eu perder a força do par de Bispos... Geralmente em fins de jogos, estou eu com os dois irmaos cobrindo as diagonais... Enquanto o adversario com 1 bispo e 1 cavalo ( que na minha opiniao, Cavalo com Bispo nos finais de jogos sao uma Merd*)

    ResponderExcluir
  4. Sempre quando eu capturo o Bispo do adversario em troca do meu cavalo ele sempre arruma um jeito de atacar o meu Bispo com o Cavalo dele pra eu perder a força do par de Bispos... Geralmente em fins de jogos, estou eu com os dois irmaos cobrindo as diagonais... Enquanto o adversario com 1 bispo e 1 cavalo ( que na minha opiniao, Cavalo com Bispo nos finais de jogos sao uma Merd*)

    ResponderExcluir