segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A primeira partida

Tal como prometido, inicio a publicação de análises de partidas, para dar-me a conhecer melhor a primeira partida é da minha autoria e foi jogada contra o Vitor Morais num torneio organizado pelo G.X. Alekhine, aqui vai:


Oliveira,Carlos (2111) - Morais,Vitor (2054) [B22]
Torneio Tchigorin (3.2), 10.11.2008
[oliveira,carlos]


1.e4 c5
2.c3 (Gosto desta abertura, permite-me escolher posições sólidas ou agressivas, consoante o meu estado de espirito) 2...Nf6
3.e5 Nd5
4.d4 cxd4
5.Nf3 e6
6.cxd4 d6
7.a3!? (Um lance de ataque! Ao impedir que as negras controlem a casa de b4 estou a ganhar espaço de manobra para as minhas peças) 7...Nc6
8.Bd3 Be7
9.0–0 dxe5?! (Este não é o melhor lance, ao acabar com a tensão central, as negras reduzem as suas possilibilidades, seria melhor seguir com 0–0 e tentar minar o centro branco)
10.dxe5 Qc7
11.Qe2 h6?? (h6 é mau por vários motivos, impede as negras de rocar, não acrescenta nada de util á posição e atrasa o seu desenvolvimento)
12.Qe4 (A réplica necessária, fazer roque agora é impossivél porque Dh7 seria mesmo mate. Nesta posição as brancas têm o controlo total do jogo, posso escolher quais as peças que quero trocar, onde e quando.) 12...Bd7
13.b4 (O momento critico do jogo, foi nesta posição que tive realmente de pensar e criar um plano activo de jogo, a base deste lance é tornar a hipótese de roque largo menos agradável para as negras, ganhar mais espaço para as minhas peças, e completar o meu desenvolvimento) 13...a6
14.Bb2 b5
15.Nbd2 Rc8
16.Rac1 Qb7
17.Qg4!? (Após completar o desenvolvimento das minhas peças, chegou altura de atacar as debilidades do oponente, e nesta posição o ponto mais apetitoso é o peão de g7) 17...Kf8
18.Ne4 Qb8
19.Nc5 (Se as negras trocarem o cavalo pelo bispo ganho o posto avançado de c5 para as minhas restantes peças, se não trocarem garanto que aquele cavalo vai provocar estragos!) 19...Bxc5
20.Rxc5 Nb6
21.Ba1 (Trocar este Bispo não estava nos meus planos, como o seu congénere negro já foi á vida, ele pode vir a dar-me jeito no futuro) 21...Na4 (Cavalo no canto do tabuleiro só é meio cavalo!)
22.Rc2 Ne7
23.Rfc1 Rxc2
24.Rxc2 g6
25.Qd4 Bc6 (O erro fatal, cavalo d5 tornava o processo vitorioso mais demorado)
26.Qd6!? (A estucada final, com este lance as brancas ganham uma peça, visto que se as negras trocarem as damas, a captura da dama permitirá ás brancas atacarem o cavalo e o bispo. Se jogarem Db7 tal como na partida Cd4 é devastador, ameaçando simplesmente comer o bispo, ou caso o bispo se retire a jogada Tc7 atacando a Dama e o cavalo garante ás Brancas igualmente a vitória)26...Qb7
27.Nd4

1–0




Espero que gostem.

Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário