sábado, 21 de fevereiro de 2009

Mito - Quem joga Xadrez é mais inteligente


Quando conheço alguem e essa pessoa me pergunta quais os meus passatempos, costumo responder: Jogar Xadrez. Recebo invariávelmente a mesma resposta: Deves ser muito inteligente! O Xadrez parece ser muito dificil...

Pois bem, hoje vou dismístificar esse mito. Quem joga Xadrez não é mais nem menos inteligente que as restantes pessoas.

Como provo isso? Através do Aronian!

Levon Aronian venceu na 2º Jornada de Linares o Campeão do Mundo Vishi Anand ( o que é bom), mas há poucos meses atrás numa entrevista declarou algo como:

"As mulheres não podem jogar xadrez" ... "Para nós homens jogarmos bem e sermos criativos temos de libertar o nosso lado feminino"( o que é mau)

Ou seja, o que o sujeito disse na entrevista foi que as mulheres são inferiores aos homens, porque não controlam as suas emoções, por outro lado, que os homens que jogam melhor são aqueles que libertam o seu lado feminino... Um grande contra-senso.

Na minha humilde opinião o Sr. Aronian é a personificação da mentalidade tipica do homem das cavernas que pensa ser integrante do sexo forte e que apenas os homens possuem o poder de pensar.


O que ele faz nos tempos livres é lá com ele e ninguem tem nada a ver com isso... E mais não digo, acho que já entenderam o que quero dizer...


A entrevista pode ser consultada aqui:




É evidente que o facto de não haverem mulheres a lutar pelo titulo mundial se deve meramente a questões culturais e não de inteligência... Para se atingir esse patamar é preciso muito estudo, e infelizmente na generalidade das culturas do mundo actual as capacidades intelectuais das mulheres são ainda subjugadas pelo machismo dos muitos "Aronian's", não havendo igualdade de oportunidades. Espero que daqui a meia duzia de anos a jovem Chinesa Yifan Hou ( nascida em 1994, mas já a 3º jogadora mais forte do mundo), chegue ao mais alto nivél e seja o exemplo necessário para que um maior numero de raparigas atinjam os mais elevados patamares desta modalidade.


Como mesmo assim prefiro avaliar a obra e não o artista, aqui segue a partida(onde esteve pior, mas deu a volta):

5 comentários:

  1. O cérebro da mulher e do homem são iguais anatómicamente e diferentes fisiologicamente, ou seja, o da mulher tem o que o do homem tem mas em proporções diferentes. Fugindo a pormenores, parece que a mulher fixa-se em pormenores enquanto que o homem numa visão geral. Este "obstáculo físico" é ultrapassável se houver treino desde pequenino (caso das Polgars por exemplo).
    O machismo ainda continua um bocado presente e esse factor social em parte acanha as mulheres, mas também lhes pode dar gana para provarem o contrário. Felizmente estamos a caminhar para a igualdade. Quanto às emoções, ainda estou a tentar compreender as minhas, enquanto jogo, para as usar em meu favor. Para já, pelo que tenho notado, quanto mais calmo estiver e sangue frio, parece que calculo melhor. Tenho tentado não ficar impulsivo nem eufórico.

    ResponderExcluir
  2. Possivelmente Levon Aronian terá razão naquilo que pensa e que expressou com imprecisões na já celebre entrevista agora aqui também publicada.
    A questão da agressividade, do espirito guerreiro joga um papel importante no xadrez.
    Sim, jogar xadrez é prova de inteligência desenvolvida se estivermos a falar ao nivel de Aronian e muitos outros.
    Claro, qualquer um pode empurrar as peças e ainda bem que assim é, porque para os aficionados o xadrez continua a ser um jogo e um excelente passatempo.

    ResponderExcluir
  3. De fato, o xadrez não deixa a pessoa mais inteligente, mas não há dúvidas que ele ajuda a desenvolver nosso raciocínio lógico, nossa capacidade de solucionar os problemas do dia a dia etc.

    Quanto à entrevista do Aronian, somente tenho a ressaltar o nível de alienação demonstrado pelo mesmo, até parece que mora em outro planeta.

    Parece que o gênio do xadrez não faz outra coisa além de jogar xadrez, haja vista a enorme dificuldade para compreender o mundo em que vive.

    Abraços,

    Rodrigo Siqueira

    ResponderExcluir
  4. Observe se alguém q joga e estuda Xadrez teve ou tem mal de alzheimer ? Ou se algum enxadrista cometeu suicídio ?? O estudo do jogo do Xadrez nas escolas é fundamental/essencial e deveria ser a matéria mais importante das escolas em geral e em todos os esportes!!Xadrez nas escolas com análises e frases dos grandes pensadores,poesias, etc...Sobre a "imbecilidade" que L.Aronian falou,pode ser que estava se desabafando de algo que ocorreu com ele e alguma garota,pode ser a filosofia decadente em que ele foi criado pelos pais e a sociedade e, que vive.A Mulher no jogo de Xadrez é espetacular,pq ela olha a jogada de um outro ângulo,faz lances inesperados,o instinto feminino é muito importante para os estudos do Xadrez!!Eu costumo brincar(especialmente pra minhas amigas "feministas":Quem inventou o carro ? O avião??A televisão??O rádio??A locomotiva???A mulher é tão incompetente que nem o Panetone ela inventou!!! É claro que Deus dividiu o sentimento da Mulher,o nosso outro lado de pensar,de amar!!Porque um simples bolo feito com o amor da Mulher é tão essencial quanto uma locomotiva,um avião,um xeque-mate fantástico!!Homens e Mulheres são exclusivos em fazer arte:Poesia.Música,Artesanatos,Culinária etc...etc...O Rei do Universo-O Leão da Tribo de Judá veio pra mostrar essa igualdade sentimental,temperamental e espiritual que há exclusivamente entre Homens e Mulheres!!Que o Xadrez seja expandido pra todas as áreas de atividades humanas

    ResponderExcluir
  5. Pois bem, hoje vou dismístificar esse mito. Quem joga Xadrez não é mais nem menos inteligente que as restantes pessoas.

    É comprovado cientificamente e estatisticamente que sim.
    Leia um pouco sobre pesquisas deste gênero antes de falar.

    ResponderExcluir